quarta-feira, novembro 05, 2014

Dicas para desfraldar seu filho!




A criança está na fase de passar da fralda ao vaso sanitário. Muitos pais não sabem como lidar com esse momento e perdem a paciência fácil. Alguns transferem à creche essa tarefa. Qual o seu papel nisso tudo, educador ou cuidador da Primeira Infância?
A mãe não sabe mais o que fazer porque a criança faz xixi ou cocô na calça vezes seguidas e não consegue aprender a pedir quando tem vontade. Calma lá! Ela ainda é bebê e precisa de muita ajuda e paciência. Você pode mostrar isso aos pais e ajudá-los a passar por essa fase da maneira mais natural possível.

Veja aqui algumas dicas que podem orientar colegas seus e os pais:
1. A criança pode ser estimulada a deixar as fraldas a partir dos dois anos de idade, porque já tem condição de segurar a vontade e controlar os músculos e nervos do ânus e da uretra. No entanto, vale respeitar o ritmo de cada um, que varia de criança para criança.

2. A melhor fase do ano para fazer essa mudança é no verão, porque as crianças usam menos roupas e há uma diminuição natural do xixi, já que transpiram mais.

3. Fraldas noturnas só devem ser retiradas depois que a criança já consegue segurar a vontade e fazer tudo no penico ou vaso sanitário durante o dia. Também vale observar se a criança acorda com a fralda seca a maioria das vezes. Quando isso se repetir por noites seguidas, então também é hora de “arriscar”. Mas, se depois da retirada, a criança começar a fazer xixi à noite novamente, vale voltar atrás e dar tempo ao tempo. Uma dica: nada de oferecer líquidos à criança poucas horas antes de dormir.

4. O que os pais adotarem em casa precisa ser feito na escola, com a concordância de ambas as partes. Na creche, a retirada da fralda pode ser mais fácil porque uma criança se espelha em outra, que já está adiantada nesse processo, querendo igualar-se a ela.

5. Não se deve recriminar ou demonstrar frustração quando o xixi ou cocô escapar. A criança precisa ser estimulada a acertar na próxima vez. Quando isso acontecer, comemorações e elogios são muito bem-vindos!

6. Pensando em um mês para a transição da fralda à calcinha ou cueca, os pais e cuidadores podem seguir um passo a passo:
primeira semana – levar a criança ao banheiro de duas em duas horas para fazer xixi e nos momentos em que ela está acostumada a fazer cocô. Limpá-la e vesti-la;
segunda semana – continuar o mesmo procedimento, mas deixando a criança sozinha no banheiro, pedindo que chame quando terminar para limpá-la e ajudá-la a se vestir;
terceira semana – deixar que a criança decida quando ir ao banheiro, mas perguntar algumas vezes ao dia (quatro a cinco). Começar a estimulá-la a se limpar, mostrando como se faz. Também mostrar a importância de dar a descarga e lavar as mãos sempre;
quarta semana – deixar a criança decidir sozinha quando ir ao banheiro. Não perguntar mais. Vão ocorrer “escapadas”, mas é assim mesmo. Pais e cuidadores precisam ter paciência porque logo, logo evacuar e fazer xixi farão parte da rotina da criança.
Vale reforçar esse aprendizado com boas histórias que os livros infantis trazem sobre o tema. Veja aqui duas dicas que você pode usar no seu trabalho e compartilhar com os pais:





Dica : LIVRO
Hora do penico: para meninas e para meninos – Editora Salamandra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Produtos a Venda:


Toda semana recebemos centenas de itens . As peças da Vitrine Virtual são uma amostra do que você poderá encontrar em nossa loja.


Storia Infinita Brechó Infantil

Escritorio
Rua Luiza Marcelina Chaib, 308 - Jd. Cidalia
- CEP 04652-190
Tele Atendimento
011-96724-1367
Whatsapp